
A épica virada por 2 a 1 diante do Vasco, no último sábado (10), no Barradão, pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro, serviu como uma espécie de presente antecipado para o Vitória, que completa 126 anos nesta terça-feira (13).
Fundado em 13 de maio de 1899, o Rubro-Negro vive processo de reconstrução desde a queda para Série C em 2021. Após viver um dos piores momentos da sua história, o Leão comemorou o seu primeiro título nacional em 2023, com o Campeonato Brasileiro da Série B, voltou a ser campeão baiano em 2024 e retornou ao cenário internacional em 2025, disputando a Copa Sul-Americana.
A rica história rubro-negra começou no bairro do Corredor da Vitória, após reunião dos irmãos Arthur e Arthêmio Valente. Inicialmente batizado como Club de Cricket Victória, o futebol foi adotado em 1902, com outros esportes como natação, atletismo e remo.
Clube mais antigo do Nordeste e primeiro a ser fundado apenas por brasileiros, o Vitória, além da Série B de 2023, tem entre suas principais conquistas 30 títulos Campeonato Baianos e quatro taças Copas do Nordeste, em 1997, 1999, 2003 e 2010. O Leão ainda conta o Torneio José Américo de Almeida Filho, vencido em 1976, como mais um título regional, porém sem reconhecimento da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).
Entre outras campanhas históricas do Leão, destaca-se o vice-campeonato brasileiro de 1993 e o vice da Copa do Brasil de 2010, o terceiro lugar em 1999 e o quinto lugar de 2013, no Campeonato Brasileiro.
Na galeria dos seus maiores ídolos, o Rubro-Negro conta com nomes como Ramon Menezes, André Catimba, Mário Sérgio, Ricky, Petkovic, Viáfara, Neto Baiano, Vanderson, Osni, entre outros grandes jogadores. Além de títulos, a “Fábrica de Talentos”, como é conhecida a divisão de base rubro-negra, revelou nomes relevantes para o futebol mundial como Bebeto, Dida, Vampeta, Júnior Nagata, David Luiz, Hulk, Fábio Costa, Rodrigo Chagas, Gabriel Paulista, Elkeson etc.

Torcida do Vitória comemora o primeiro título nacional da sua história, em 2023
BARRADÃO MARCO HISTÓRICO
Uma das mudanças de chave na história do Vitória foi o surgimento do Estádio Manoel Barradas, o Barradão. Após inauguração do estádio em 1986, o Leão venceu 23 dos seus 30 títulos baianos, além das quatro Copas do Nordeste e a Série B do Campeonato Brasileiro.
O estádio, localizado no bairro de Canabrava, foi construído onde ficava o aterro sanitário da cidade e hoje faz parte do complexo esportivo Benedito Dourado da Luz, que conta com seis campos do Centro de Treinamento Manoel Pontes Tanajura, a Academia do Leão e duas concentrações: a de futebol profissional, Vidigal Guimarães, e a de futebol amador, Raimundo Rocha Pires.
Fonte da Notícia: Site BN Esportes