SMS realiza programação especial em Salvador pelo Dia Internacional de Combate à LGBTfobia

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai promover uma programação especial em Salvador em alusão ao Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, lembrado em 17 de maio. Organizada pelo Campo Temático de Saúde da População LGBT+ da SMS, as ações já acontecem a partir desta segunda (12) até a sexta-feira (16).

Durante esta semana, são realizadas ações de educação em saúde de combate à LGBTfobia em diversas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família que estão implementando a estratégia UBS Amiga da Saúde LGBT+. Além disso, ocorrem rodas de conversa sobre acolhimento da população LGBT+ para Agentes Comunitários de Saúde.

Na quarta-feira (14) até o próximo dia 28, haverá mutirão de consulta odontológica no Ambulatório Municipal Especializado em Saúde LGBT+, no Multicentro de Saúde Carlos Gomes, no Centro.

De acordo com Erik Abade, técnico em Saúde da População LGBT+ da SMS, o cuidado com a saúde vai muito além de exames e tratamentos — ele começa com respeito, acolhimento e escuta. Para o gestor, é fundamental que o serviço público de saúde promova ações e atividades voltadas para a população LGBTQIA+, garantindo que todas as pessoas sejam atendidas com dignidade, sem discriminação e com seus direitos plenamente assegurados.

“Essas ações ajudam a combater o estigma e a discriminação dentro dos próprios espaços de saúde, promovendo um ambiente mais humano, acolhedor e seguro. A promoção da saúde é um direito de todos e, quando o SUS atua com esse olhar inclusivo, ele reafirma seu compromisso com a igualdade, o respeito às diversidades e a valorização da vida em todas as suas formas”, afirma Abade.

Ambulatório – Desde 2023, Salvador conta com o Ambulatório Municipal Especializado em Saúde LGBT+, anexo ao Multicentro Carlos Gomes, destinado ao cuidado especializado para pessoas lésbicas, gays, bissexuais, pansexuais, assexuais, travestis, mulheres trans, homens trans e pessoas não-binárias, com idade igual ou maior que 18 anos. A unidade dispõe de equipe multiprofissional composta por clínicos, psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, auxiliares de farmácia e técnicos administrativos. No local são oferecidas consultas médicas especializadas e multiprofissionais; dispensação e administração de hormônios; oferta de PrEP e testagem para HIV e outras ISTs, além da oferta de preservativos internos e externos.

Origem da data – No dia 17 de maio de 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) tomou uma decisão histórica ao remover a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças (CID). Até então, a homossexualidade ainda era considerada, erroneamente, um transtorno mental. Com essa mudança, a OMS reconheceu oficialmente que ser gay, lésbica ou bissexual não é doença, distúrbio ou desvio, marcando um passo fundamental na luta contra o estigma, o preconceito e a violência sofridos por pessoas LGBT+ em todo o mundo.

Desde então, a data passou a ser celebrada como o Dia Internacional Contra a Homofobia, e, posteriormente, foi ampliada para incluir a transfobia e a bifobia, passando a ser chamada oficialmente de Dia Internacional contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre as violências físicas, psicológicas, sociais e institucionais que pessoas LGBT+ ainda enfrentam, e pressionar por direitos iguais, respeito e proteção para todas as formas de orientação sexual e identidade de gênero.

Fonte da Notícia: Site Prefeitura de Salvador

Veja Mais

Appetite no humoured returned informed. Possession so comparison inquietude he he conviction no decisively.

Veja Mais

Appetite no humoured returned informed. Possession so comparison inquietude he he conviction no decisively.

Todos os direitos reservados@2025 fala ae Salvador